Dia 1: Tânger – Tetouan – Chaouen
Neste tour de 10 dias «Maravilhas de Marrocos», os nossos serviços começam no porto ou aeroporto de Tânger: lá, o nosso motorista de língua espanhola estará à sua espera com um veículo privado para todo o tour. Após o encontro, deixaremos esta cidade aninhada no Estreito de Gibraltar para nos dirigirmos para sul.
Se o horário de voo ou ferry permitir, a primeira visita do dia será Tetouan: esta maravilhosa cidade tem uma medina declarada Património Mundial pela sua beleza e foi a capital do Protectorado Espanhol de Marrocos, por isso a influência do seu vizinho do norte ainda é palpável na cidade. Além disso, quem já viu ou leu El tiempo entre costuras saberá reconhecer os lugares para onde a protagonista Sira Quiroga se mudou durante a trama.
Independentemente da eventual visita a Tetouan, a tarde deste primeiro dia será passada visitando Chaouen, também chamada de Chefchaouen e conhecida como a «cidade azul» pela cor original das suas casas. Aninhado nas montanhas do Rif, um passeio pelas suas ruas sinuosas e íngremes será muito agradável. Seu kasbah e seus mirantes panorâmicos também serão outras atrações da visita livre antes do descanso da noite em uma charmosa ríade.
Dia 2: Chaouen – Volubilis – Meknes – Fez
Depois do pequeno-almoço no riad em Chaouen, regressamos à estrada. Deixaremos as montanhas do Rif e, entre campos cultivados, chegaremos a Volubilis: neste sítio arqueológico, declarado Património Mundial, conservam-se os restos daquela grande cidade romana, o que atesta a importância da província da Mauritânia Tingitana na antiguidade. Arcos monumentais, templos religiosos e mosaicos de vilas senhoriais são alguns vestígios espetaculares que ainda hoje são preservados, para o prazer do visitante.
Muito perto de Volubilis é a nossa próxima paragem: Meknes. Muitos dos seus monumentos remontam ao seu período de esplendor, durante o reinado do Sultão Mulay Ismail, no final do século XVI e início do século XVII, que lhe deu o nome da capital. A sua medina, também nomeada Património Mundial pela Unesco, mantém o seu encanto graças ao seu souk e imponentes portões da parede como Bab Mansur.
Na reta final do dia chegaremos a Fez, embora deixemos a visita desta outra Cidade Imperial para o dia seguinte. Entretanto, o descanso da noite será num ambiente encantador na medina.
Dia 3: Fez
Neste circuito de Marrocos em 10 dias, um dos lugares mais monumentais e interessantes é Fez. Como não poderia ser de outra forma, a sua medina é declarada Património Mundial. Portanto, vale a pena passar um dia inteiro para visitá-lo, algo que você fará com nosso guia oficial após o café da manhã no riad.
Entre os lugares que podem ser visitados a pé durante o passeio estão a Mesquita Karaouine, que também abriga uma das universidades mais antigas do mundo islâmico. Suas medras também são de grande prestígio, como a Bou Inania, e as praças da medina são o lar de elementos de grande história e beleza, como a Praça Nejjarine e a fonte do mesmo nome. Seus bairros mantêm um encanto especial, em grande parte porque mantêm atividades tradicionais, como o famoso curtume Chouwara. O Mellah ou bairro judeu não decepciona aqueles que vêm visitá-lo, e o mesmo vale para os portões dourados do Palácio Real.
Estas visitas podem ser prolongadas durante a tarde, que é gratuita. Esta hora do dia também pode ser usada para compras nas lojas de artesanato locais, que estão entre as mais valorizadas do país. E, à noite, o Ripa vai recebê-lo de volta para um merecido descanso.
Dia 4: Fez – Ifrane – Monkey Forest – Erfoud – Merzouga Desert Dunes
O nosso circuito «Maravilhas de Marrocos» em 10 dias leva-nos finalmente, neste quarto dia, ao Deserto do Saara. Mas até que esse momento chegue, o caminho nos trará muitas outras surpresas. Os primeiros estão nas montanhas do Atlas Médio. Por exemplo, Ifrane, uma pequena cidade chamada «Suíça Marroquina» pelos seus edifícios originais, que nos recordam a abundante neve que cai aqui no Inverno.
Entre Ifrane e Azrou estende-se o Parque Nacional do Cedro, popularmente conhecido como a Floresta do Macaco: esta reserva natural é o habitat perfeito para os macacos Barbary, uma espécie de primata em extinção que ainda mantém uma população muito grande neste local.
Quando passarmos a barreira natural do Atlas do Meio, a nossa rota atravessará o Vale do Ziz até entrarmos no terreno desértico. Passaremos por Erfoud, conhecida mundialmente pela importância dos seus fósseis, alguns deles de grandes dinossauros, e também pela sua prestigiada produção de mármore. E logo depois chegaremos a Merzouga, a cidade que dá nome a uma das mais belas e únicas porções do Deserto do Saara.
Em Merzouga faremos uma transferência original: deixaremos nosso veículo moderno para entrar nos dromedários tradicionais (substituíveis por 4×4), usados pelos nômades do deserto desde os tempos antigos. Na verdade, representam uma forma imbatível de atravessar as dunas douradas de areia fina de Erg Chebbi. Desta forma, chegaremos ao acampamento das tendas, onde seremos recebidos com um chá berbere e onde será servido o jantar. Como veremos, estas tendas são a acomodação ideal para descansar no meio do deserto e, sobretudo, para desfrutar de um céu cintilante com estrelas.
Dia 5: Deserto de Merzouga – aldeia nómada negra – Dunas do Deserto de Merzouga
Uma das grandes vantagens desta viagem de 10 dias a Marrocos é que podemos dedicar dois dias à exploração do deserto de Merzouga. Portanto, após o pequeno-almoço nas tendas e um refrescante banho (no acampamento ou num hotel em Merzouga, dependendo do pacote contratado), mudar-nos-emos para Khamila.
Nesta pequena aldeia vamos conhecer em primeira mão os seus habitantes, na sua maioria negros porque são descendentes de antigos escravos do Sudão. O seu modo de vida é baseado na arte e na música e teremos a oportunidade de desfrutar de uma performance ‘gnawa’, o género de percussão que os distingue e que tem um forte ritmo subsaariano. A sua singularidade e valor foram reconhecidos pela UNESCO, com a declaração de Património Intangível da Humanidade.
Depois desta experiência cultural e etnográfica, será a vez da aventura e da adrenalina, pois viajaremos por 4×4 numa pista muito utilizada durante o Paris-Dakar. No itinerário passaremos pelas minas de Khol e pelos restos de uma aldeia berbere e francesa. E encontraremos o lugar ideal para desfrutar de vistas panorâmicas deslumbrantes do mar de areia que formam as dunas de Erg Chebbi. Além disso, faremos contato com um grupo de nômades do deserto no processo de sedentarismo, mas ainda retemos grande parte de seus costumes ancestrais.
Depois do chá com eles, voltaremos para Merzouga, onde o hotel servirá o jantar e descansará durante a noite.
Dia 6: Deserto de Merzouga – Rissani – Gargantas de Todra – Vale do Dades – Ouarzazate.
Como no dia anterior, neste sexto dia você terá a oportunidade de acordar em um ambiente único, onde as luzes do amanhecer adquirem cores inimagináveis em qualquer lugar. Neste ambiente você vai desfrutar do café da manhã e, pouco tempo depois, vamos levar nossos camelos para retornar a Merzouga. Novamente, haverá tempo para um bom banho (no acampamento ou em um hotel, como combinado).
A estrada nos levará de volta à nossa rota e nos levará primeiro a Rissani: esta pequena cidade deserta surpreende com sua medina histórica, seu mercado tradicional e seu estacionamento para burros. Depois deles, iremos para o Vale do Dades e nos seus arredores descobriremos paisagens de enorme valor, como as Gargantas de Todra: este desfiladeiro rochoso tem paredes naturais de cerca de 200 metros, esculpidas pela erosão.
Depois disso, entraremos na Rota dos Mil Kasbahs e no Vale das Rosas, onde palmeiras e antigas fortalezas berberes coexistem em perfeita harmonia. Precisamente, no final do dia teremos tempo para visitar um: o Kasbah de Taourirt, nos arredores da cidade de Ouarzazate: é um kasbah que serviu como residência para o ‘Pasha’ de Marrakech no passado e ainda conserva grande parte da sua construção original e elementos decorativos.
Além disso, se o horário permitir, podemos planejar uma visita aos estúdios cinematográficos: Ouarzazate é conhecido como a «Hollywood marroquina» porque nestas instalações foram filmados verdadeiros blockbusters, como Lawrence da Arábia ou Gladiator. O alojamento para este dia será num hotel em Ouarzazate, onde também será servido o jantar.
Dia 7: Ouarzazate – Ait Ben Haddou – Telouet – Marrakech
No hotel em Ouarzazate você tomará o café da manhã e depois iremos à primeira visita do dia: o ksar de Ait Ben Haddou. Localizada a pouco mais de 20 km da cidade, é uma vila fortificada construída pelos berberes do deserto há séculos. Sua arquitetura de adobe é impressionante, assim como seu interior humilde onde as famílias ainda vivem. Pela sua singularidade, este ksar foi declarado Património Mundial pela Unesco e é regularmente escolhido para as filmagens de séries e filmes, como o Jogo dos Tronos.
Depois de admirar por dentro e por fora esta construção única, retomaremos o nosso percurso por estrada em direcção a Marraquexe. Mas no caminho, vamos parar para visitar outro kasbah interessante: Telouet. Aninhado nas montanhas do Alto Atlas, o seu aspecto exterior mostra a sua longa história, mas no seu interior preserva espaços de extraordinária beleza e exotismo, com pátios e salas de decoração refinada à base de azulejos locais em pavimentos e paredes, e tectos em caixotões de madeira. Como o Kasbah de Taourirt, serviu de residência para a família El Glaoui, a dos ‘Pasha’ de Marrakech e Senhor do Atlas. Portanto, você vai notar semelhanças e afinidades entre as duas fortalezas residenciais.
Depois de visitar o Kasbah, continuaremos a nossa subida pelo Alto Atlas até atravessarmos a passagem de Tizi n’Tichka: aqui e nos seguintes quilómetros de descida desfrutará de belas vistas sobre esta cordilheira marroquina, a mais alta do país. E vamos passar por aldeias pitorescas, que também merecem uma foto no caminho.
À tarde chegaremos a Marrakech, conhecida como Cidade Vermelha, com dois sítios protegidos sob a designação de Património Mundial da UNESCO: a histórica medina e a Praça Jemaa el-Fna. Portanto, dedicaremos o tempo necessário para a sua descoberta no dia seguinte, enquanto neste momento você estará livre para um primeiro contato com a cidade. E, no final do dia, passarás a noite num ambiente encantador.
Dia 8: Marraquexe
Com o café da manhã no riad você começará este dia e lhe dará forças para visitar um dos lugares mais atraentes desta excursão de Marrocos em 10 dias: Marraquexe. Considered Imperial City for its past as the capital of the kingdom, it has spectacular monuments and charming corners. Por isso, o nosso guia oficial será responsável por acompanhá-lo e explicar-lhe todos os detalhes durante uma visita guiada pela manhã.
Esta rota pode incluir uma grande variedade de lugares de grande interesse: a Mesquita de Kutubia (exterior), os túmulos saadianos, o Ben Youssef Medersa, o Palácio da Bahia ou o Palácio El Badi. Você também vai visitar bairros populosos que transpiram costumes, com souks de artesãos.
A tarde, que será gratuita, pode ser passada a fazer compras nestes estabelecimentos, ou pode visitar outros locais de interesse que lhe darão um conhecimento mais profundo da cidade. Os Jardins Majorelle ou o Museu de Marrakech são algumas propostas interessantes. E depois de um dia tão intenso, você vai voltar para passar a noite em um ambiente histórico.
Dia 9: Marraquexe – Essaouira
O circuito «Maravilhas de Marrocos», em 10 dias, já nos terá dado muitas surpresas até lá, mas acrescentaremos mais uma: o mar. Portanto, neste nono dia iremos para a cidade costeira de Essaouira, banhada pelo Oceano Atlântico. Chegaremos lá pela manhã, após o café da manhã no riad em Marrakech e um percurso rodoviário de cerca de 190 km. Nesta rota, a propósito, vamos atravessar imensas florestas de argan e podemos parar numa cooperativa local para saber como produzem o seu precioso óleo, mundialmente famoso.
Uma vez em Essaouira, desfrutará da sua visita à sua vontade, mas com tempo suficiente para descobrir os seus principais monumentos e recantos. Esta cidade, também declarada Património Mundial pela Unesco, foi construída no século XVI pelos portugueses, deixando uma importante marca na sua arquitectura. Isto pode ser visto na sua cidadela e nas suas paredes marítimas, que também foram escolhidas para as filmagens dos capítulos do Jogo dos Tronos.
Mas a sua medina histórica também está cheia de vida e de construções típicas de Marrocos, como os seus portões monumentais, souks e mesquitas. Outra opção para passar o dia é tomar um banho numa das suas praias ou fazer alguma actividade aquática ou costeira. Alguns dos mais populares são os passeios de dromedários e a prática de esportes como o surf e suas variantes (kite surf, windsurf).
Além disso, Essaouira é um lugar imbatível para provar a gastronomia marítima de Marrocos, uma vez que é um país onde a pesca tem um peso importante. Na verdade, muitos pescadores trabalham ao largo da costa da cidade e fornecem peixe para os restaurantes locais. E no final do dia, um merecido descanso espera por si, numa ronda na medina, que será também a última noite desta digressão de 10 dias por Marrocos.
Dia 10: Essaouira – Aeroporto de Marrakech
Após o café da manhã no riad em Essaouira, este dia será condicionado pelo horário do vôo de volta para casa. Se o programa permitir, você desfrutará de um último tempo livre em Essaouira para fazer compras ou um passeio de despedida. Afterwards, our driver will transfer you directly by road to Marrakech airport. Lá nossos serviços terminarão e nos despediremos com gratidão e desejo de uma futura reunião para um novo tour em Marrocos, de 10 dias ou qualquer outra duração.
PACOTE COM TUDO INCLUÍDO
- Transferências de e para o aeroporto ou porto (em Tânger)
- Veículo privado com motorista de língua inglesa
- Uma noite em Chaouen, apenas ao pequeno-almoço.
- Duas noites em Fez, apenas ao pequeno-almoço.
- Duas noites em tendas acampamento no meio do deserto, meia pensão (jantar e pequeno-almoço)
- Uma noite num hotel em Ouarzazate, meia pensão (jantar e pequeno-almoço)
- Duas noites em riad em Marraquexe, apenas café da manhã
- Pernoite em riad em Essaouira, apenas café da manhã
- Excursões no deserto, em dromedário (uma por pessoa) e 4×4
- Guia local para visitas em Fez e Marraquexe
- Seguro de viagem
EXCLUSÕES DE PACOTES TURÍSTICOS
- Bilhetes de avião
- Bebidas
- Almoços
- Bilhetes